Infantil e Tempo Integral
Ensino Infantil
A proposta do MONTESSORIANO para a educação infantil prioriza os direitos da criança à infância: a brincar, aprender, crescer e ser cuidada. Nosso objetivo principal é atuar como agente provocador de uma multiplicidade de interações no processo de descoberta e conhecimento, com foco na construção da identidade, socialização e desenvolvimento da autonomia.
Provocamos experiências que estimulam o desenvolvimento diversos, como: a observação, a curiosidade, a criatividade, o raciocínio, a linguagem, a autoestima, sempre por meio de atividades lúdicas significativas e ricas em valores.
O Colégio Montessoriano adota uma Proposta Pedagógica na concepção sociointeracionista, lastreada pela parceria com o Sistema Ético de Ensino que engloba um conjunto de projetos, portal de conteúdos on-line elaborado por especialistas baseado em grande conhecimento e tecnologia educacional, oportunizando aos nossos alunos, de forma articulada, a construção do conhecimento.
Resulta na estruturação de uma rotina que implica uma sequência de momentos – roda, hora de trabalho, arrumação, lanche, parque, hora da história, hora de trabalho e arrumação final.
A proposta pedagógica contempla ainda aula de Música, Bandinha-Rítmica, Teatro, Dança, Educação Física, Capoeira, Inglês, Educação Artística, Informática, Recreação, Mostra Cultural e Projetos.
Os projetos são conjuntos de atividades que trabalham com conhecimentos específicos que permitem um trabalho de forma interdisciplinar, abrangendo todas as áreas do conhecimento e preservam as relações entre elas através das aulas de campo, palestras, feiras, entre outras atividades.
Na Educação infantil a verificação do rendimento escolar se faz em forma de acompanhamento do educando. Assim sendo, a avaliação nessa etapa acontecerá diariamente através das observações e registros sistemáticos dos acontecimentos, das conquistas, das dificuldades e das possibilidades da criança ao longo de seu processo de aprendizagem.
A família poderá acompanhar o desenvolvimento deste processo a cada bimestre através de relatórios e portfólio que serão organizados de uma coletânea de projetos, de atividades e trabalhos mais significativos, contemplando o desenvolvimento da representação gráfica, as conquistas a nível lógico matemático e dos conhecimentos de ciências naturais e sociais, com o objetivo de mostrar a importância de cada aula, de cada passo, como uma situação de aprendizagem.
Calendário e Horários
Grupo 5
Horários:
GRUPO 5 – MATUTINO
GRUPO 5 – VESPERTINO
Grupo 4
Horários:
GRUPO 4 – MATUTINO
GRUPO 4 – VESPERTINO
Grupo 3
Horários:
GRUPO 3 – MATUTINO
GRUPO 3 – VESPERTINO
Tempo Integral
Horário Tempo Integral – Educação Infantil 2024
Horário Tempo Integral – Fundamental I 2024
Equipe Pedagógica
Coordenação Pedagógica
A coordenação pedagógica é uma parte essencial da equipe escolar, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento educacional das crianças. Como coordenadora pedagógica da Educação Infantil e Tempo Integral, tenho o objetivo de promover a qualidade do ensino e aprendizagem para nossos alunos.
Ser coordenadora é estar comprometida com os direitos e deveres das crianças e de suas respectivas famílias. Dessa forma, percebo que acolher, respeitar e aperfeiçoar, contribuem para o desenvolvimento dos nossos educandos e educadores, visando o ser integral emocional, físico e intelectual.
Na Educação Infantil cada cantinho é pensado com carinho para proporcionar um ambiente seguro, acolhedor, estimulante e cheio de descobertas, priorizando o desenvolvimento socioemocional, a curiosidade natural e a exploração do mundo ao redor.
Juntos, vamos construir memórias incríveis e plantar as sementes do conhecimento!
Orientação Pedagógica
O papel da Orientação Educacional é de criar um clima de confiança baseado na ética e no diálogo, promovendo uma ação integradora entre todos os setores, professores, alunos, colaboradores e famílias visando o sucesso escolar do aluno.
A Orientação Educacional acompanha e auxilia o aluno no seu desenvolvimento afetivo, cognitivo e comportamental trabalhando de forma preventiva e proativa. Também auxilia no desenvolvimento das suas habilidades e competências ligadas a um objetivo de vida.
Proporciona condições ao exercício da cidadania para que se torne um ser humano inserido na sociedade, atualizado e com senso crítico em várias áreas do conhecimento. Oferece atendimento e dá informações na área pedagógica, no sentido de auxiliar o aluno em suas dificuldades no processo de ensino e aprendizagem.