Fundamental I
Ensino Fundamental I
Aprender a ser, conviver e fazer são essenciais no processo do ensino fundamental séries iniciais. O MONTESSORIANO estimula o desenvolvimento de hipóteses, seguidas de observações e descobertas dos alunos, numa etapa em que ler e escrever se consolidam, uma vez que a alfabetização plena é o guia essencial para todas as áreas do conhecimento neste ciclo.
No ensino fundamental, nossos alunos são estimulados a desenvolver suas habilidades cognitivas, sociais, afetivas e emocionais através de atividades curriculares e extracurriculares que motivam o desejo pelo saber e reforçam a segurança de aprender.
O Colégio Montessoriano adota uma Proposta Pedagógica na concepção sociointeracionista, lastreada pela parceria com o Sistema Ético de Ensino que engloba um conjunto de projetos, portal de conteúdos on-line elaborado por especialistas baseado em grande conhecimento e tecnologia educacional, oportunizando aos nossos alunos, de forma articulada, a construção do conhecimento.
Resulta na estruturação de uma rotina que implica uma sequência de momentos – roda, hora de trabalho, arrumação, lanche, parque, hora da história, hora de trabalho e arrumação final.
A proposta pedagógica contempla ainda aula de Música, Bandinha-Rítmica, Teatro, Dança, Educação Física, Capoeira, Inglês, Educação Artística, Informática, Recreação, Mostra Cultural e Projetos.
Os projetos são conjuntos de atividades que trabalham com conhecimentos específicos que permitem um trabalho de forma interdisciplinar, abrangendo todas as áreas do conhecimento e preservam as relações entre elas através das aulas de campo, palestras, feiras, entre outras atividades.
Para o Ensino Fundamental das séries iniciais (1º ao 5º) a avaliação acontecerá de maneira integrada. O professor utilizará recursos, metodologias e instrumentos diversos, que buscam a sistematização da aprendizagem, para isso são utilizadas observações em sala, cadernos, atividades avaliativas (provas) atividades de produção , trabalhos, pesquisas, projetos , etc.
A família poderá acompanhar o desenvolvimento deste processo a cada bimestre através de relatórios e portfólio que serão organizados de uma coletânea de projetos, de atividades e trabalhos mais significativos, contemplando o desenvolvimento da representação gráfica, as conquistas a nível lógico matemático e dos conhecimentos de ciências naturais e sociais, com o objetivo de mostrar a importância de cada aula, de cada passo, como uma situação de aprendizagem.
Calendário e Horários
5º ano
Horários:
5º ANO A – MATUTINO
5º ANO B – MATUTINO
5º ANO B – VESPERTINO
4º ano
CRONOGRAMA – 2024
Horários:
4º ANO A – MATUTINO
4º ANO B – MATUTINO
4º ANO A – VESPERTINO
3º ano
CRONOGRAMA – 2024
Horários para a quarentena:
3º ANO A – MATUTINO
3º ANO B – MATUTINO
3º ANO A – VESPERTINO
2º ano
CRONOGRAMA – 2024
Horários:
2º ANO A – MATUTINO
2º ANO B – MATUTINO
2º ANO A – VESPERTINO
1º ano
CRONOGRAMA – 2024
Horários:
1º ANO A – MATUTINO
1º ANO B – MATUTINO
1º ANO A – VESPERTINO
Equipe Pedagógica
Coordenação Pedagógica
Antes de assumir como coordenadora da educação Infantil/Fundamental I, atuava no ensino médio. Fui levada a mudar de forma consistente a minha forma de ensinar, o meu comportamento e até a minha forma de “coletar” informações e criar vínculos com os estudantes nessa nova faixa etária. Percebo, que na educação as ligações são estabelecidas através dos olhos, dos sentimentos individuais, das demandas específicas, e os relacionamentos geram crescimento diário, por precisarmos discutir nossas dificuldades e estudar.
“Eu sou porque nós somos” é a frase que eu uso para explicar quem é o coordenador pedagógico como formador docente, e o que podemos levar a escola para águas mais profundas em saber, pesquisa e inventividade. Vejo a comunidade escolar como um espaço heterogêneo, mas de saberes, de locais e de questões comuns com o objetivo maior que é proporcionar o aprendizado em cada estudante, dentro de um processo contínuo de formação entre todas as pessoas. Sem compreender a ética que se é educar, não poderemos avançar, ganhar profundidade e entender que é na evolução do outro que evoluímos.
Desejamos fazer da nossa escola um lugar onde as pessoas que passem por ela vejam que os seus sonhos podem se tornar reais. Acredito que a escola ideal é onde os sonhos e as expectativas nascem, se fortalecem, onde aprendemos a ser comunidade através da amizade com o outro, e nos tornamos gente, humana.
Orientação Pedagógica
O papel da Orientação Educacional é de criar um clima de confiança baseado na ética e no diálogo, promovendo uma ação integradora entre todos os setores, professores, alunos, colaboradores e famílias visando o sucesso escolar do aluno.
A Orientação Educacional acompanha e auxilia o aluno no seu desenvolvimento afetivo, cognitivo e comportamental trabalhando de forma preventiva e proativa. Também auxilia no desenvolvimento das suas habilidades e competências ligadas a um objetivo de vida.
Proporciona condições ao exercício da cidadania para que se torne um ser humano inserido na sociedade, atualizado e com senso crítico em várias áreas do conhecimento. Oferece atendimento e dá informações na área pedagógica, no sentido de auxiliar o aluno em suas dificuldades no processo de ensino e aprendizagem.