Fundamental I

Ensino Fundamental I
Aprender a ser, conviver e fazer são essenciais no processo do ensino fundamental séries iniciais. O MONTESSORIANO estimula o desenvolvimento de hipóteses, seguidas de observações e descobertas dos alunos, numa etapa em que ler e escrever se consolidam, uma vez que a alfabetização plena é o guia essencial para todas as áreas do conhecimento neste ciclo.

No ensino fundamental, nossos alunos são estimulados a desenvolver suas habilidades cognitivas, sociais, afetivas e emocionais através de atividades curriculares e extracurriculares que motivam o desejo pelo saber e reforçam a segurança de aprender.

Calendário e Horários

Horários:
5º ANO A – MATUTINO
5º ANO B – MATUTINO
5º ANO B – VESPERTINO

CRONOGRAMA – 2024

Horários:
4º ANO A – MATUTINO
4º ANO B –  MATUTINO
4º ANO A –  VESPERTINO

CRONOGRAMA – 2024

Horários para a quarentena:
3º ANO A –  MATUTINO
3º ANO B – MATUTINO
3º ANO A –  VESPERTINO

CRONOGRAMA – 2024

Horários:
2º ANO A –  MATUTINO
2º ANO B –  MATUTINO
2º ANO A –  VESPERTINO

CRONOGRAMA  – 2024

Horários:
1º ANO A –  MATUTINO
1º ANO B – MATUTINO
1º ANO A –  VESPERTINO

Equipe Pedagógica

Coordenação Pedagógica

Educação Infantil & Fundamental I

Antes de assumir como coordenadora da educação Infantil/Fundamental I, atuava no ensino médio. Fui levada a mudar de forma consistente a minha forma de ensinar, o meu comportamento e até a minha forma de “coletar” informações e criar vínculos com os estudantes nessa nova faixa etária. Percebo, que na educação as ligações são estabelecidas através dos olhos, dos sentimentos individuais, das demandas específicas, e os relacionamentos geram crescimento diário, por precisarmos discutir nossas dificuldades e estudar.

“Eu sou porque nós somos” é a frase que eu uso para explicar quem é o coordenador pedagógico como formador docente, e o que podemos levar a escola para águas mais profundas em saber, pesquisa e inventividade. Vejo a comunidade escolar como um espaço heterogêneo, mas de saberes, de locais e de questões comuns com o objetivo maior que é proporcionar o aprendizado em cada estudante, dentro de um processo contínuo de formação entre todas as pessoas. Sem compreender a ética que se é educar, não poderemos avançar, ganhar profundidade e entender que é na evolução do outro que evoluímos.

Desejamos fazer da nossa escola um lugar onde as pessoas que passem por ela vejam que os seus sonhos podem se tornar reais. Acredito que a escola ideal é onde os sonhos e as expectativas nascem, se fortalecem, onde aprendemos a ser comunidade através da amizade com o outro, e nos tornamos gente, humana.

Orientação Pedagógica

Educação Infantil & Fundamental I

O papel da Orientação Educacional é de criar um clima de confiança baseado na ética e no diálogo, promovendo uma ação integradora entre todos os setores, professores, alunos, colaboradores e famílias visando o sucesso escolar do aluno.

A Orientação Educacional acompanha e auxilia o aluno no seu desenvolvimento afetivo, cognitivo e comportamental trabalhando de forma preventiva e proativa. Também auxilia no desenvolvimento das suas habilidades e competências ligadas a um objetivo de vida.

Proporciona condições ao exercício da cidadania para que se torne um ser humano inserido na sociedade, atualizado e com senso crítico em várias áreas do conhecimento. Oferece atendimento e dá informações na área pedagógica, no sentido de auxiliar o aluno em suas dificuldades no processo de ensino e aprendizagem.